Quando se estiver usando um creme vaginal e começar a vir a menstruação, deve-se parar de usar o creme, pois o fluxo menstrual impede a absorção do creme pela mucosa vaginal. Quando voltar a usar o creme novamente deve-se começar o tratamento desde o inicio, pois o efeito farmacológico do primeiro tratamento já se perdeu.

A melhor maneira de aplicar um creme vaginal é com a mulher deitada de costas, introduzir o aplicador suavemente pela vagina, e com o dedo indicador, empurrar o êmbolo do aplicador até o final de seu curso, introduzindo assim todo o seu conteúdo no local. É importante ressaltar que antes da aplicação deve-se lavar bem a mão, de preferência com sabonete bactericida. 

Para evitar a contaminação e, por conseqüência, infecção vaginal, a mulher deve, após a micção e após a evacuação, higienizar-se de maneira que não haja contato da vagina com os materiais produzidos nesses atos, ou seja, a mulher deve-se higienizar-se no sentido da vulva para uretra, no caso da micção; e da vulva para o reto no caso da defecação.


Farmacêutica Teresinha Pereira de Paula Vidal – CRF 61.800 

Drogaria Vidal - A mais indicada para sua saúde.