Comprimidos e cápsulas


comprimidos-capsulas



Uma duvida comum também é sobre comprimidos e cápsulas, quando eu posso cortar um comprimido?

Será que eu posso abrir uma cápsula?

A resposta para ultima pergunta é mais fácil, ela é simplesmente: NÃO.

Uma cápsula é feita para duas coisas. A primeira é para proteger o estômago de uma pessoa do conteúdo da cápsula evitando queimações e mal-estar; a segunda é para proteger o conteúdo da cápsula do estômago da pessoa, pois o medicamento pode sofrer com ácido deste órgão e não fazer o efeito desejado.

Já a primeira pergunta, a respeito do comprimido é um pouco mais complicada, pois para um comprimido ser cortado, ao meio ou em quatro, ele deve possuir um sulco, um risco no meio dele. Por quê? Simples, um comprimido sulcado (com um risco no meio) é a garantia que as o fabricante dá que há metade, ou um quarto da dose, naquele pedaço de comprimido.

Quando o comprimido não vem sulcado a dose deste pode estar concentrada em uma parte dele, podendo não haver nada do princípio ativo em questão na parte que a pessoa irá tomar.

Comprimidos sulcados, comprimidos simples, cápsulas e comprido cortado. Como pode ser observado no comprimido cortado há uma perda considerável de material, podendo haver uma perda de principio ativo.

Outra dúvida é se pode dissolver comprimidos em água antes de tomar, e a resposta também é: NÃO!

Na dissolução do comprimido em água, há alguns problemas, entre eles podemos enumerar:

O comprimido não dissolve completamente, fazendo que pessoa o amasse com alguma ferramenta, por exemplo, uma colher, perdendo assim componentes desse comprimido, pois este se deposita no fundo do copo e na ferramenta utilizada; ás vezes os componentes do comprimido, quando dissolvido podem perder sua função, como os comprimidos de liberação prolongada; e por ultimo o gosto desta solução deve ser horrível, podendo fazer até a pessoa deixar o tratamento de lado.

Por isso, quando há discordância entre a dose de medicamentos prescrita e a dose de medicamentos contida nos comprimidos uma melhor solução é a manipulação deste medicamento em Farmácias com Manipulação ou magistrais, onde pode se individualizar a dose. Essa saída também é bem usada quando a pessoa não consegue tomar um comprimido e não há formulação liquida industrializada dele, ou então a dose não é adequada.

Dr. Gustavo Vidal - CRF 41-762

Drogaria Vidal - A mais indicada para sua saúde.