Formas Farmacêuticas


Um medicamento possui inúmeras formas a apresentar, eles podem ser sólidas, líquidas, semi-sólidas e até gasosa. Como exemplos, temos respectivamente, comprimidos e cápsulas, xaropes e injeções, cremes e pomadas e por último spray.

Cada uma dessas formas tem suas vantagens e desvantagens e dependo do tipo doença e do organismo da pessoa, uma forma é melhor que a outra, por exemplo, medicamentos infantis são em xarope ou gotas, já para adultos, geralmente o medicamento em comprimidos é o mais usado, pois nessa forma a dose é mais concentrada.

O tempo de reação de cada forma farmacêutica também é diferente, ou seja, o tempo que o medicamento leva para fazer efeito, entre diferentes formas farmacêuticas, muda.
Por exemplo, uma forma oral como um xarope ou uma cápsula, para fazer efeito, tem que passar antes pela boca, esôfago, estômago, intestino, aonde é absorvido, passando assim para o sangue. No sangue o medicamento segue para o fígado passando pelo chamado metabolismo de primeira passagem, caindo novamente no sangue, seguindo agora para o local de ação do medicamento, promovendo assim o efeito previsto.

Para andar por todo esse caminho, o medicamento demora de 20 minutos até uma hora e meia, portanto, o efeito de um medicamento tomado por via oral, leva esse mesmo tempo.
Em contrapartida temos a forma farmacêutica injetável, ela rapidamente se espalha pelo corpo, algumas injeções demoram 0,2 segundos para espalhar pelo corpo, ou seja, antes da pessoa terminar de aplicar a injeção em você, o medicamento já está fazendo o efeito desejado, além disso, essa forma farmacêutica não sofre metabolismo de primeira passagem, ou seja, não passa pelo fígado antes de fazer o efeito.

Então está bem, vamos todo mundo tomar injeção, afinal o efeito é mais rápido! Infelizmente não é bem assim, para o desespero de algumas pessoas que vão para as farmácias e drogarias para tomar aquela injeção para dor de coluna ou qualquer outro problema.

Dr. Gustavo Vida - CRF 41.762 

Drogaria Vidal - A mais indicada para sua saúde.